Apresentação

O objetivo geral da UIED (Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento) é promover a pesquisa educacional, através de abordagens que, por um lado, permitam aprofundar a compreensão das interdependências entre educação e desenvolvimento na contemporaneidade, beneficiando o sucesso educativo dos estudantes e que, por outro lado, contribuam para a melhoria das práticas, processos, organizações, sistemas e políticas educativas. A UIED progride analisando e evidenciando as condições e as estratégias que permitem compreender e apoiar o sucesso educativo dos alunos, bem como as relações entre educação (dentro e fora das escolas) e o desenvolvimento considerado como um fenómeno multidimensional (social, cultural, económico, humano).

 Metodologicamente, são utilizadas abordagens empíricas qualitativas e quantitativas, entendendo-se a pesquisa educativa como sendo compreensiva, interpretativa e crítica. Neste enquadramento, os investigadores aceitam os princípios epistemológicos de que as realidades são dependentes de um tempo e espaço específicos, bem como que o conhecimento do objeto de estudo se constrói simultaneamente com o conhecimento do próprio investigador.        

 A equipa da UIED inclui presentemente 19 investigadores integrados e 22 doutorandos. Os seus membros têm diferentes formações académicas (por exemplo, física, matemática, sociologia, psicologia, ciências da educação) e uma especialização em educação a nível de doutoramento. Sendo o único centro de pesquisa em Educação da Universidade Nova de Lisboa, a equipa da UIED incorpora investigadores da FCTUNL e de outras universidades e institutos politécnicos, bem como de escolas básicas e secundárias. Esta característica beneficia a relevância da pesquisa desenvolvida para diferentes contextos educacionais e para a sociedade como um todo.

 

Contacto: 212948383

uied.secretariado@fct.unl.pt