Seminário Temático de História da Educação Matemática

Intercâmbios de pesquisa e a construção de uma história comparada

Nos últimos anos o intercâmbio de investigadores brasileiros e portugueses tem tido um papel de relevo no desenvolvimento de uma história da educação matemática. Fazendo-se estrangeiro noutra cultura, o pesquisador relativiza, reconstrói o saber dos elementos da cultura que lhe era tão próxima, da sua cultura. Ao testar elementos presentes na própria cultura no campo do outro, fica-se sabendo mais de sua própria cultura, pelo encontro de estranhamentos, diferenças e assimetrias que tornam desconhecido o que era familiar.

Na sequência do 7º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática propomos o Seminário Temático de História da Educação Matemática: intercâmbios de pesquisa e a construção de uma história comparada.

Data: 20/10/2014, pelas 18h

Local: Escola Superior de Educação de Lisboa

Organização: UIED

Inscrições: contactar uied.secretariado@fct.unl.pt indicando o nome e a instituição.

Comunicações: 6 páginas A4 enviadas até 15/9 para uied.secretariado@fct.unl.pt

Antes do seminário será publicado o livro de atas.

Comissão Organizadora: Ana Santiago (FCT-UNL), António Domingos (FCT-UNL), Cecília Monteiro (ESEL), Cristolinda Costa (UA), José Manuel Matos (FCT-UNL), Mária Almeida (UIED), Teresa Monteiro (IPB).