Ana Teresa Brito Nascimento

Investigador Convidado

UIED/FCTUNL
10427
teresa.brito@sapo.pt

BIO

Foi Educadora de Infância e Educadora de Educação Especial entre 1986 e 2001. Entre 1999 e 2012, foi docente na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, no domínio da Educação Especial e Inclusão, onde, entre outras funções, criou e coordenou o Mestrado em Educação Especial - Intervenção Precoce (2010-2012) e conduziu a docência de várias unidades curriculares na Licenciatura em Educação de Infância, Licenciatura em Educação Básica, Mestrados Profissionalizantes e Mestrados de aprofundamento de saberes. Foi membro do Centro Brazelton Portugal, desde 2004, e é membro do Conselho de Administração da Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família desde a sua instituição, em 2010. Doutorada em Estudos da Criança – Educação Especial, pelo Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho (2009), é também Mestre em Ciências da Educação-Orientação da Aprendizagem (2003), Licenciada em Educação Especial (1999) e Bacharel em Educação de infância (1986). É Investigadora integrada na Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento|UIED, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, desde 2009, bem como Associate Fellow no CEDAR - Centre for Educational Development, Appraisal and Research - na Universidade de Warwick, desde 2012. Orientou 18 teses de mestrado no domínio da Educação Especial e Intervenção Precoce e co-orientou uma tese de doutoramento. Publicou três artigos em revistas especializadas e 11 trabalhos em actas de eventos com arbitragem científica; tem quatro livros e três capítulos de livros publicados. Realizou nove comunicações em encontros e conferências internacionais (EUA, Inglaterra, Suécia, Noruega, França, Itália e Rússia) e 31 em Portugal. É membro associado do CEC| Council for Exceptional Children – DEC|Division for Early Childhood; da ISEI| International Society on Early Intervention; da ANIP|Associação Nacional de Intervenção Precoce e da APEI|Associação Professional de Educadores de Infância. Neste momento, desenvolve um estudo sobre formação em Educação Especial e Intervenção Precoce no Reino Unido e em Portugal, com Bolsa de Pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2013-2016), intitulado – “Estabelecendo Práticas Recomendadas para a formação e desenvolvimento profissional em Intervenção Precoce na Infância - um estudo sobre a formação realizada em Portugal e no Reino Unido”.

Principais Publicações

Justo, J., Leitão, L., Barbosa, M., Brito Nascimento, A. T., Fuertes, M., Goldschmidt, T., Gomes-Pedro, J. C., Machado, R. S., Meneses, P. F., Rombert, J., Torgal-Garcia, F. (2011). There is a dialogue going on between psychology and the baby and family sciences. In Pimentel, A., Franco, V. (Eds.). Diálogos dentro da psicologia: Contributos da Investigação Luso-brasileira em Psicologia Social, Clínica e Educacional (pp. 85-104). Évora: Aloendro. Brito Nascimento, A.T. e d’Orey, I. (2011). Aprender com a Diversidade – Partilhar experiências e entrelaçar redes. In, Paes, I. e Vitorino, T. (eds.). Comunidades Educativas Comprometidas com a Diversidade. Lisboa: ACIDI. Nascimento, A. T. B. (2010). O singular caso do Estudo de Caso: Narrativa de um Percurso. In, Alves, Mariana Gaio e Azevedo, Nair Rios (eds.), Investigar em Educação: desafios da construção de conhecimento e da formação de investigadores num campo multi-referenciado [Research in Education: challenges in constructing knowledge and training researchers in a cross-referenced field] Caparica: Edições UIED.