Jorge Valadares

UIED/FCTUNL
jorgevaladares@netcabo.pt

BIO

Licenciado em Ciências Físico-Químicas na Faculdade de Ciências de Lisboa e diplomado com um Curso de Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras da mesma Universidade. Começou por ser professor do ensino secundário, leccionando na Escola Comercial e Industrial de Torres Vedras, na Casa Pia de Lisboa, no Liceu D. Pedro V, no Liceu D. Dinis (em regime noturno) e no Colégio Militar. Também lecionou em alguns externatos e na Associação de Deficientes das Forças Armadas. Realizou o Estágio em Ensino das Ciências Físico-Químicas, no ano letivo 1972/73, sob a orientação do Professor Rómulo de Carvalho/António Gedeão, seguido do Exame de Estado. É doutorado e fez as provas de agregação em Didática da Física Foi professor efetivo do Liceu D. Pedro V entre 1974 e 1980, tendo também leccionado em regime nocturno na Escola Secundária D. Diniz e na Associação de Deficientes das Forças Armadas. Foi investigador a tempo parcial do Institutio Português de Ensino a Distância, colaborando no lançamento da Universidade Aberta, em 1988. De 1988 a 2010, lecionou na Universidade Aberta várias disciplinas de Física, Didática da Física da profissionalização de professores e disciplinas do Mestrado em Ensino das Ciências. Foi fundador e Primeiro Coordenador da Divisão de Educação da Sociedade Portuguesa de Física e, nessa qualidade, co-fundador dos Encontros Ibéricos sobre o Ensino da Física que se realizam alternadamente em Espanha e Portugal. Coordenou dois centros de investigação da Universidade Aberta e é atualmente membro da Comissão Coordenadora da Unidade de Investigação e Desenvolvimento da Universidade Nova de Lisboa. É membro de um grupo internacional de investigação em Meaningful Learning, (Aprendizagem Significativa) cujo fundador foi o Professor Joseph Novak da Universidade de Cornell e investigador do Institute for Human and Machine Cognition (IHMC). Publicou mais de 50 artigos ou comunicações em revistas ou atas nacionis e internacionais com arbitragem. Foi membro de Comissões científicas de vários Encontros Internacionais em Portugal, Espanha, Brasil e outros países. É referee (árbitro) da Revista Investigações em Ensino das Ciências, da Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino das Ciências e do Caderno Brasileiro de Ensino da Física. Foi referee também de alguns artigos da Gazeta de Física da SPF e de algumas dezenas de comunicações científicas submetidas a diversos Encontros nacionais e internacionais.

Principais Publicações

Valadares, J. (2012). Os modelos investigativos atuais no ensino da Fisica e o recurso à história e filosofia da ciência. In L. Peduzzi, J. H. Ferreira e A. F. M. (Eds.), Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino". Natal: EDUFRN, ISBN 978-85-7273-885-9. Valadares, J. (2011). Correcting Scores of Tests Taking into Account the Guessing Factor: Yes or No?, International Journal for Cross-Disciplinary Subjects in Education (IJCDSE), Volume 2, Issue 2, p. 381-387 Valadares, J. et al. (2011). Uma escola para todos. A problemática da incluão/exclusão. In Manuela Mallheiro Ferreira e Jorge Valadares (edit.), Comunidades de Prática para Melhorar a Qualidade da Escola para Todos: Lisboa: Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais - Universidade Aberta, p. 65-75. ISBN: 978-972-674-696-6, D.L. 336029/11. Ferreira, M. e Valadares, J. (2011). Comunidades de Prática para a mehoria da qualidade de escolas para todos. In Manuela Mallheiro Ferreira e Jorge Valadares (edit.), Comunidades de Prática para Melhorar a Qualidade da Escola para Todos: Lisboa: Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais - Universidade Aberta, p. 35-45. ISBN: 978-972-674-696-6, D.L. 336029/11. Valadares, J. (2011). Aprendizagem situada. In Manuela Mallheiro Ferreira e Jorge Valadares (edit.), Comunidades de Prática para Melhorar a Qualidade da Escola para Todos: Lisboa: Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais - Universidade Aberta, p. 29-33. ISBN: 978-972-674-696-6, D.L. 336029/11. Cruz, A., Filipe, E., Almeida, G., Valadares, J. & Pellegrino, O. (2009). Medições e incertezas nas medições – Um contributo baseado nas convenções e resoluções internacionais. Caderno Brasileiro de Ensino da Física. 26(1), 125-135.