Alexandra Sofia Rodrigues

Investigador Principal

BIO

Academicamente é licenciada em ensino da Matemática pela Universidade de Coimbra (2001), em 2006 concluiu a pós graduação em inovação e criatividade – as TIC, pelo Instituto Superior de Ciências Educativas. No ano de 2009 obteve o grau de Mestre em Ensino da Matemática atribuído pela Universidade da Beira Interior, e o grau de Doutor em Didática da Matemática, atribuído pela mesma Universidade, no ano de 2015. Possui ainda uma certificação de conhecimento de língua inglesa (CAE – Certificated in Advenced English), atribuída pela Universidade de Cambridge. Profissionalmente, é docente do terceiro ciclo e ensino secundário e exerce as funções de diretora técnico-pedagógica no Instituto de Gouveia – Escola Profissional, tendo pontualmente colaborado com outras instituições na formação de adultos (IEFP e EDP) e na formação de professores (Porto Editora e Visprof). Colaborou com o Grupo Porto Editora na elaboração de conteúdos para a formação de adultos. É membro da SPIEM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática) da APM (Associação de Professores de Matemática), pertencendo ao GTHMEMat (Grupo de Trabalho de História e Memórias em Educação Matemática) da mesma associação. Os interesses de investigação são diversificados, privilegiando a história da educação e o ensino e a aprendizagem da matemática no ensino profissional.

Principais Publicações

Matos, J. M., & Rodrigues, A. S. (2020). Mathematics in classroms, an iconographic historical study. Revista História da Educação, 24 (Epub June 29, 2020). doi: https://doi.org/10.1590/2236-3459/99597 Rodrigues, A. S.; Matos, J. M. (2018). La matemática en la enseñanza técnica en Portugal (1967-2004). Dificuldades para el desenvolvimiento de un conocimiento profesional. Revista Paradigma, XXXIX (Nro Extra 1), 100-127. ISSN: 1011-2251. Rodrigues, A. S. (2018). Ensino Profissional: educar para o futuro. XXIX SIEM (Seminário de Investigação em Educação Matemática). Almada: Escola Secundária Cacilhas-Tejo. Rodrigues, A., Matos, J. M.. O ensino comercial em Portugal. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática, v. 3, n. 3. ISSN: 2447-6447. Rodrigues, A.S. (2015). A matemática no ensino profissional. Os programas e as representações dos professores. Tese de Doutoramento. Covilhã: Universidade da Beira Interior.