António Manuel Dias Domingos

Investigador Principal

BIO

António Domingos é licenciado em Matemática e Desenho (ramo ensino), Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.  Atualmente é docente do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, desta mesma Faculdade, lecionando no Mestrado em Ensino da Matemática, no Mestrado em Educação e no Programa Doutoral em Ciências da Educação. É Coordenador da UIED – Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, onde tem participado em vários projetos de investigação financiados. É sócio de várias associações profissionais sendo atualmente membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM). 

 

Interesses de Investigação:

Ensino e Aprendizagem da Matemática. Tecnologias no Ensino e Aprendizagem. Desenvolvimento Curricular em Matemática e História do Ensino da Matemática.

Principais Publicações

Principais Projectos: 2018-2021 – Investigador responsável do projeto “Inovação Curricular em Matemática” que se iniciou em 1/10/2018 (PTDC/CED-EDG/32422/2017); 2016-2019 – Coordenador da equipa de Monitorização do projeto-piloto “Matemática e Khan Academy”. Projeto da Direção-Geral da Educação, da Fundação PT e da Educom, financiado pela Fundação Portugal Telecom; 2012-2015 – Investigador responsável do projecto “Promover o sucesso em matemática” que se iniciou em 1/01/2012 e terminou em 31/07/2015 (PTDC/CPE-CED/121774/2010); 2007-2011 – Investigador responsável pelo projecto “Qualidade das aprendizagens em matemática com utilização de recursos tecnológicos” que se iniciou em 1/09/2007 e terminou em 1/09/2011. (PTDC/CED/71744/2006); 2006-2009 – Elemento da equipa de investigação do projecto “Identificação e caracterização de classes de escolas de sucesso” apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (SEB07P), com início em Setembro de 2006. Principais Publicações: Costa, M. C. O., Domingos, A. M. D., & Teodoro, V. M. N. D. (2018). Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia. Zetetiké, 26(3), 526-545. doi:http://dx.doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651176; Costa, M. C.; & Domingos, A. (2018). Qual o conhecimento para implementar o ensino experimental das ciências? Revista de Educação, Ciências e Matemática. 8(1), 51-72; Costa, M. C.; & Domingos, A. (2018). Promoting STEAMH at primary school: a collaborative interdisciplinary project. New Trends and Issues Proceedings on Humanities and Social Sciences. 4(8), 234-245; Domingos, A., & Santiago, A. (2016). Conceções e práticas de professores de matemática sobre educação financeira. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 6(3), 2-18; Teixeira, P. C., Matos, J. M., & Domingos, A. (2015). Mathematics Teachers Building New Didactic Tools: Coping With Technology. Pedagogika, 119(3), 126-133. doi:DOI: 10.15823/p.2015.028.