Paula Cristina Antunes Teixeira

Investigador Principal

BIO

É licenciada em Matemática – Ramo Educacional, Mestre e Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.  Atualmente é docente no Agrupamento de Escolas João de Barros, na qual coordena o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais. É sócia de várias associações profissionais, como por exemplo, Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática (SPIEM) e Associação de Professores de Matemática (APM).

 

Interesses de Investigação:

Ensino e Aprendizagem da Matemática com Tecnologias. Currículo e Desenvolvimento Curricular em Matemática.

Principais Publicações

Principais Projectos: 2018 - 2021: Investigadora participante no projeto “Inovação Curricular em Matemática” que se iniciou em 1/10/2018 (PTDC/CED-EDG/32422/2017); 2016 - 2019: Investigadora da equipa de Monitorização do projeto-piloto “Matemática e Khan Academy”. Projeto da Direção-Geral da Educação, da Fundação PT e da Educom, financiado pela Fundação Portugal Telecom; 2012 - 2015: Investigadora participante no projeto “Promover o sucesso em matemática” que se iniciou em 1/01/2012 e terminou em 31/07/2015 (PTDC/CPE-CED/121774/2010); 2007 - 2011: Investigadora participante no projeto “Qualidade das aprendizagens em matemática com utilização de recursos tecnológicos” que se iniciou em 1/09/2007 e terminou em 1/09/2011. (PTDC/CED/71744/2006. As produções mais recentes são: Domingos, A., Santiago, A., Matos, A. I., Costa, C., Castro, J., & Teixeira, P. (2020). Orquestração de atividades matemáticas com a plataforma Khan Academy. In Lopes, R. P., Mesquita, C., Silva, E. M. & Pires M. V. (Eds.), Atas do V Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2020 (pp. 372-382). Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. ISBN: 978-972-745-276-7. Domingos, A., Santiago, A., Ventura, C., Costa, C., Matos, J. M., Machado, R., & Teixeira, P. (2017). Monitoring a technological based approach in mathematics in portugal - the case of khan academy. In G. Aldon, & J. Trgalova (Eds.), 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching (pp. 331-338). Ecole Normale Superieure de Lyon / Universite Claude Bernard Lyon 1: Institut Francais de L'Éducation. Domingos, A., Santiago, A., Ventura, C., Costa, C., Matos, J. M., Teixeira, P., & Machado, R. (2017). Monitorização de uma abordagem tecnológica em matemática - A academia de Khan em Portugal. In FESPM (Ed.), In atas do VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. (CIBEM) (pp.1204-1210). FESPM: Madrid. Teixeira, P. C., & Matos, J. M. (2017). A Teoria da Atividade: conceitos e aplicações na formação contínua de professores. REMATEC, Revista de Matemática, ensino e Cultura. Teixeira, P., Matos, J. & Domingos, A, (2016). A orquestração Instrumental no uso das tecnologias no Ensino e na Comunicação Matemática. Em Canavarro, P., Borralho, A., Brocrado, J. & Santos, L. Livro de atas do EIEM2016, Encontro em Educação Matemática, (pp.291-302). Universidade de Évora. Teixeira, P. C., Matos, J. M., & Domingos, A. (2015). Mathematics Teachers Building New Didactic Tools: Coping With Technology. Pedagogika, 119(3), pp.126-133. doi:DOI: 10.15823/p.2015.028.