Elisabete Xavier Gomes

Professor Assistente

UIED/FCTUNL
10427
emxvg@campus.fct.unl.pt

BIO

Preocupa-se com a educação de crianças e com as dimensões humanas da vida nas cidades contemporâneas. Por esta razão tem feito investigação, escrito artigos e capítulos de livros, desenvolvido projetos e lecionado na área da educação. É doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa com a tese «Perspectivar as cidades como espaços públicos de educação de crianças». Integra a Unidade de Investigação, Educação e Desenvolvimento da mesma universidade (UIED-FCT/UNL) desde 2005. Trabalha na formação de professores e educadores desde 1997,inicialmente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja e atualmente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa onde é Professora Adjunta convidada.

Principais Publicações

Gomes, E.X. (submetido) A Quest For Interruptions Of Primary Schools’ Non-Educational Orders. Schools and Cities As Public Sites. Policy Futures in Education Gonçalves, T., Gomes, E. X., Alves, M. G., & Azevedo, N. (2012). Theory and texts of Educational Policy: possibilities and constraints. Studies in Philosophy and Education , 31, 275-288. DOI 10.1007/s11217-012-9294-7 Gomes, E. X. (2012). The (un)bearable educational lightness of common practices. On the use of urban spaces by schoolchildren. Studies in Philosophy and Education , 31 (3), 289-302. DOI 10.1007/s11217-012-9289-4 Alves, M. G., Neves, C., & Gomes, E. X. (2010). Lifelong Learning: conceptualizations in European educational policy documents. European Educational Research Journal , 9 (3), 332-344. Gomes, E. X. (2009) Children's educational processes in contemporary cities: preliminary findings and insights from a case study developed in Lisbon. European Educational Research Journal, 8 (2), 311-325.