Helena Rocha

Professor Auxilar

DM/FCTUNL

BIO

Doutorada em Educação na área de Didática da Matemática e correntemente trabalha no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. Os seus interesses de investigação incidem sobre a Tecnologia Educativa, a Formação de Professores e a Educação Matemática, com um especial foco no Conhecimento e Desenvolvimento Profissional do Professor em contexto de integração da tecnologia. Atualmente é coordenadora do mestrado em Ensino da Matemática, subdiretora da revista Educação e Matemática (ISSN: 0871-7222) e editora da secção Vamos Jogar da mesma revista.

 

Interesses de Investigação:

 

Conhecimento profissional do professor, Desenvolvimento profissional, Tecnologia digital, Demonstração matemática, Educação Matemática.

 

Principais Publicações

Principais Projetos: 2018 – 2021: Membro da equipa do projeto «Inovação Curricular e Sucesso em Matemática», financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/CED-EDG/32422/2017) 2016 – 2019: Membro da equipa do projeto «24.º problema de Hilbert», financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/MHC-FIL/2583/2014) 2013 – 2015: Membro da equipa do projeto «A noção de demonstração matemática», financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/MHC-FIL/5363/2012) Principais Publicações: Faggiano, E., Rocha, H., Sacristan, A., & Santacruz-Rodríguez, M. (2021). Towards pragmatic theories to underpin the design of teacher professional development concerning technology use in school mathematics. In A. Clark-Wilson, A. Donevska-Todorova, E. Faggiano, J. Trgalova & H-G. Weigand (Eds.) Mathematics Education in the Digital Age: Learning, Practice and Theory (pp. 42-68). Abingdon, UK: Routledge. (ISBN 9780367684525) Rocha, H. (2020). Using tasks to develop pre-service teachers’ knowledge for teaching mathematics with digital technology. ZDM Mathematics Education, 52(7), 1381-1396. (DOI: 10.1007/s11858-020-01195-1) Viseu, F. & Rocha, H. (2020). Interdisciplinary technological approaches from a mathematics education point of view. In L. Leite, E. Oldham, A. Afonso, F. Viseu, L. Dourado, & H. Martinho (Eds.), Science and mathematics education for 21st century citizens: challenges and ways forward (pp. 251-276). Nova Science Publishers. (ISBN: 978-1-53618-334-4) Rocha, H. (2020). Graphical representation of functions using technology: a window to teacher knowledge. Teaching Mathematics and its Applications, 39(2), 105-126. (DOI: 10.1093/teamat/hrz011) Rocha, H. (2019). Mathematical proof: from mathematics to school mathematics. Philosophical Transactions of the Royal Society A, 377(2140), 1-12. (DOI: 10.1098/rsta.2018.0045)