Mariana Gaio Alves

Professor Auxilar

DCSA-FCTUNL
10427
mga@fct.unl.pt

BIO

Mariana Gaio Alves é doutorada em ciências da educação (especialidades em educação e desenvolvimento) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (2004). Concluiu mestrado em ciências da educação na mesma Faculdade em 1997 e licenciatura em Sociologia no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) em 1992. Presentemente é Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e coordenadora científica do respectivo centro de investigação em educação (UIED - Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento). Os seus principais interesses de investigação abrangem a inserção profissional de diplomados de ensino superior, as relações entre educação, trabalho e emprego, o ensino superior e a educação ao longo da vida. Lecciona em cursos de mestrado vocacionado para a formação de professores e no programa doutoral em ciências de educação.

Principais Publicações

GONÇALVES, Teresa; AZEVEDO, Nair; ALVES, Mariana Gaio; “Teachers’ beliefs about teaching and learning: an exploratory study”. Educational Research e-Journal, 2 (1), pp. 54-70. (2013). http://www.erej.ua.es/rdd/article/view/49 ALVES, Mariana Gaio; AZEVEDO, Nair, GONÇALVES, Teresa. “Satisfação e situação profissional: um estudo com professores nos primeiros anos de carreira” Revista Educação & Pesquisa (Brasil) (aceite para publicação em 2013; http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014005000002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt). ALVES, Mariana Gaio; ALVES, Natália; CHAVES, Miguel (2012), Inserção profissional e razões de ingresso e reingresso no ensino superior: um ponto de partida para uma temática em aberto. Revista Sociologia – Problemas e Práticas, 69, 99-118. DOI: 10.7458/SPP201269789. ALVES, Mariana Gaio; VARELA, Teresa (2012). Construir a relação escola-comunidade educativa - uma abordagem exploratória no concelho de Almada. Revista Portuguesa de Educação 25(2), ISSN: 0871-9187. Gonçalves, T.R.N., Gomes E., Alves M.G. & Azevedo, N.R. (2012). Theory and texts of educational policy: possibilities and constraints. Studies in Philosophy and Education. (In press) Volume 31, Issue 3 (2012), Page 275-288 http://www.springerlink.com/content/t5812247772557rj/fulltext.pdf Alves, M. G., Azevedo, N. R. & Gonçalves, T.R.N. (2012). Educational research and doctoral dissertations: A review within a research community. Qualitative Inquiry. Volume18(7) 626–637 http://qix.sagepub.com/content/18/7.toc ALVES, Mariana Gaio; NEVES, Cláudia; AZEVEDO, Nair R. & GONÇALVES; Teresa N.R. (2012) “Reconstructing Higher Education? The Case of Master and PhD Programmes in Education in a Portuguese Institution” in European Educational Research Journal, ISSN 1474-9041, Volume 11, Number 4, . ALVES, Mariana Gaio (2010). Aprendizagem ao Longo da Vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades. Revista Portuguesa de Educação, 23(1). ALVES, Mariana Gaio, em co-autoria com Nair Azevedo, “Third-Cycle Studies in Educational Sciences: expectations and competences development” in European Educational Research Journal, ISSN 1474-9041, Volume 9 Number 1 Volume 9, Number 1, pp. 69-80 ALVES, Mariana Gaio, em co-autoria com Elinor Edvardsson Stiwne, “Higher Education and Employability of Graduates: will Bologna make a difference?” in European Educational Research Journal, ISSN 1474-9041, Volume 9 Number 1 (2010). ALVES, Mariana Gaio, em co-autoria com Cláudia Neves e Elisabete Xavier Gomes, “Lifelong Learning: conceptualizations in European educational policy documents” in European Educational Research Journal, ISSN 1474-9041, Volume 9 Number 3 (2010). ALVES, Mariana Gaio (2009). Ensino superior, trabalho e emprego na actual sociedade de risco: um olhar sobre o caso de mestres e doutores. Revista Sociologia, Problemas e Práticas, 59,Janeiro-Abril. ALVES, Mariana Gaio, em co-autoria com Belmiro Cabrito, Ana Maria Veiga Simão e António José Almeida, “Continuing Vocational Training in Local Government in Portugal 2000-2005- What has changed?” in European Journal of Vocational Training, CEDEFOP, nº 48, 2009-3, ISSN 1977-0219 (2009).