Ana Elisa Esteves Santiago

Investigador Principal

UIED/FCTUNL

BIO

Licenciada em Matemática, Ramo de Formação Educacional, pela Universidade de Coimbra e Doutorada em Educação Matemática pela Universidade de Salamanca. Formadora, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas A43 (Matemática/Métodos Quantitativos) e C05 (Didáticas Específicas (Matemática). Desde 2006 foi docente de disciplinas na área da Matemática e Educação Matemática na Escola Superior de Educação de Coimbra, na Escola Superior Agrária de Coimbra, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, na Escola Superior de Educação de Viseu e no Instituto Superior de Línguas e Administração. Foi formadora do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Entre 2012 e 2015 foi investigadora auxiliar na Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento da FCT, na Universidade Nova de Lisboa, com a qual continua a colaborar. Apresentou comunicações na área da História do Ensino da Matemática e na área da Educação Financeira em Encontros, Congressos e Seminários, entre os quais nos Encontros de Investigação em Educação Matemática, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, no Seminário de Investigação em Educação Matemática, organizado pela Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, nos Congresso Iberoamericano de História do Ensino da Matemática, entre outros. Colabora na revisão de comunicações no âmbito de encontros e congressos na área da Educação Matemática. Dinamizou workshops e organizou encontros, na área da Educação Matemática e da Educação Financeira. Participa em diversos Congressos, Encontros e Seminários na área da Educação Matemática e da Educação Financeira. Orienta teses de mestrado na área da Educação Matemática e desenvolve a sua investigação na área da História da Educação Matemática e na área da Educação Financeira. Atualmente é docente na Escola Superior de Educação de Coimbra.

Principais Publicações

Santiago, A; Matos, J. (2019) Norms and practices of secondary teachers’ formation. The Portuguese case (1915-1930), in DIG WHERE YOU STAND” 5 - PROCEEDINGS OF THE FIFTH INTERNATIONAL CONFERENCE ON THE HISTORY OF MATHEMATICS EDUCATION, p.339-356, Utrecht University, Netherlands. ISBN: 978-908-236-796-6. http://www.fi.uu.nl/publicaties/literatuur/ichme/Dig_where_you_stand-5.pdf Léon-Mantero, C; Santiago, A.; Gutiérrez-Arenas, M. (2020). El método de máximos y mínimos em los libros de texto españoles del siglo XVIII: influencias europeas. In, Las Matemáticas em España durante el siglo XVIII através de los libros y sus autores. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca. DOI: http://dx.doi.org/10.14201/0AQ0288 Santiago, A., (2018). Formação de professores de Matemática — Liceu D. João III, Coimbra (1930-1970). In J. M. Matos (Ed.), A matemática e o seu ensino na formação de professores. Uma abordagem histórica (pp. 357-378). Lisboa: APM e UIED. ISBN: 978-972-8768-70-6 Domingos, A; Santiago, A, Silva, A. “Literacia Financeira no Programa Internacional para Avaliação de Estudantes”, R. Est. Pesq. Educ., Juiz de Fora, v. 20, n. 2, jul./dez. 2018, 207-215, ISSN: 1984-5499; DOI: 10.34019/1984-5499.2018.v20.19138 Domingos, A., Santiago, A., Matos, A. I., Costa, C., Castro, J., & Teixeira, P. (2020). Orquestração de atividades matemáticas com a plataforma Khan Academy. In R. P. Lopes, C. Mesquita, E. M. Silva, & M. V. Pires (Eds.), Livro de atas do V Encontro internacional de formação na docência, INCTE 2020. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. ISBN: 978-972-745-276-7. Projetos 2012-2015 – Investigadora no projecto “Promover o sucesso em matemática” que se iniciou em 1/01/2012 e terminou em 31/07/2015 (PTDC/CPE-CED/121774/2010); 2018-2021 – Investigadora no projeto “Inovação Curricular em Matemática” que se iniciou em 1/10/2018 (PTDC/CED-EDG/32422/2017) Membro do projeto com a Universidade de Córdoba (Espanha) EDU2016-78764-P - LA ENSEÑANZA DE LAS MATEMATICAS EN ESPAÑA EN EL SIGLO XVIII. DESCRIPCION Y ANALISIS COMPARADO DE LIBROS DE TEXTO Outros Projetos Desde 2016 – Membro da equipa de Monitorização do projeto-piloto “Matemática e Khan Academy”. Projeto da Direção-Geral da Educação, da Fundação PT e da Educom, financiado pela Fundação Portugal Telecom; Desde 2019 – Membro da equipa de Monitorização do projeto - “Mochila Leve”. Projeto da Câmara Municipal de Oiras.